Brasão



Significado do Brasão do Capítulo Padre Miguelinho Nº186

Azul | Cor sólida, gélida e inerte – carregada de paz, quietude e confiança, promove a devoção e a fé, bem como a convicção em nossos objetivos, associando-se assim ao dever, à beleza e à fidelidade. Representa essa fortaleza de confiança nos sonhos e no companheirismo. É a certeza de sempre fazer um amanhã melhor. Sua fluidez e força serena provocam admiração nos demais, assim como o DeMolay: orgulho de sua Pátria, sua família e seus amigos.
Leões | Atuam como guardiões do brasão. Representam a grandeza, a força e a coragem exercidas por um DeMolay na luta pela verdade e pela manutenção da sociedade.
Livro Sagrado | O direito da liberdade de consciência e de crença deve ser exercido simultaneamente com o pleno exercício de cidadania. E no seu dever, o livro sagrado significa a liberdade religiosa disposta dentro da Ordem, liberdade que tem a função de nos conduzir sempre ao melhor caminho; caminho da verdade, justiça e liderança.
Cruz Templária | porta-se como promotora da lembrança de nosso herói mártir, Ela ressalta o significado da lealdade e fraternidade para com os irmãos. Ela esta centrada na historia dos templários e de Jacques DeMolay, que preferiu dar a sua vida a entregar seus companheiros.
Brasão DeMolay | está exposto como símbolo do nosso juramento, da nossa luta pela ordem e pela manutenção da mesma. O brasão representa a nossa ideologia e os propósitos a serem seguidos pelos seus integrantes.
Estrelas | As estrelas representam as sete virtudes cardeais de um DeMolay, são elas:
Amor Filial | É o amor e carinho que devemos ter por nossos pais, que nos semearam, geraram, nos ensinaram as primeiras lições de nossas vidas e se sacrificaram por nós. Através deles nós tivemos as primeiras lições de educação, respeito e na crença em nosso Pai Celestial.
Reverência Pelas Coisas Sagradas | Significa a crença em Deus, não importando a sua religião. Para ser um DeMolay o jovem tem que ter fé Nele e provar o quanto ama e deseja servir a Deus.
Cortesia | Cortesia, educação e solidariedade são princípios que um DeMolay procura por em prática usando a filantropia, mas somente válida quando é feita com sentimento, colocando o coração naquilo que faz. Os DeMolays têm uma regra que diz:
"Para ser útil à sociedade não é necessário ser um DeMolay, mas para ser um DeMolay é necessário ser útil à sociedade".
Companheirismo | É ser um amigo leal, tanto nas horas boas quanto nas ruins. O verdadeiro companheiro e amigo é aquele que estende a mão para um Irmão, que está despencando de um abismo, segurá-la. Companheirismo é levar uma chama de amizade no coração, para que, quando um amigo estiver no meio do túnel, ela possa iluminar e mostrar onde está a saída.
Fidelidade | É sempre acreditar em seus ideais e virtudes, mantendo em segredo tudo aquilo que lhe for ensinado. É ser fiel a Deus, à sua Pátria e a seus amigos, seguindo o exemplo de fidelidade de Jacques DeMolay, que preferiu morrer a trair seus Irmãos.
Pureza | É ser um cidadão idôneo, puro de alma e de coração; é sempre estar de bem com a própria consciência. É manter a mente longe de tudo que vá contra os princípios de um bom cidadão.
Patriotismo | É respeitar e defender a nossa Pátria, nosso Estado e nossa Cidade e, além disso, conservar tudo que diz respeito ao patrimônio público, como escolas, asilos, orfanatos e hospitais, que prestam ajuda às pessoas mais carentes de nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário